Na II Semana Mundial do Meio Ambiente, o município de Ituiutaba alcançou um marco importante ao receber o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), entregue à Superintendência de Água e Esgotos (SAE) e à Prefeitura Municipal. Esse plano é um documento estratégico que reúne diretrizes e medidas para a implementação e o funcionamento dos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
O PMSB desempenha um importante papel no desenvolvimento sustentável e na melhoria dos indicadores sociais e econômicos de um município. Ele contribui para a prevenção da escassez de água, a redução da poluição ambiental e o combate à propagação de doenças. Além disso, o plano servirá como uma ferramenta de trabalho para a equipe da SAE e para futuras administrações municipais.
Apesar de ser um serviço obrigatório por lei, o saneamento básico no Brasil ainda está longe do ideal. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 41,5% das cidades brasileiras possuem um PMSB definido.
Uma vergonha o como o lixo e esgoto é tratato na cidade, os corregos se resumem a esgoto e lixo ( lixo que parte culpa da população, que joga lixo na rua sem um pingo de conciencia), o pessoal que ceta o lixo e varrem as ruas, muito mal instruidos, os que varrem, se tiver uma sacola ou lixo no canteiro, esquece! So catam o que está no seu caminho e talvez, ja os que coletam, uma pessoa passa e junta, os cachorros ( que quase não tem nas ruas) fazem a festa, dai quando o caminhão passa coletando, só pega o que está junto, o que os cachorros esparramarem, já era! Uma beleza! Mas as diretrizes burocraticas vão resolver tudo! Vai vendo.