Minas Gerais alcançou um marco no turismo nacional ao se tornar o estado com a maior variação em relação ao volume das atividades turísticas no país. Dados do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam um expressivo aquecimento do setor no primeiro quadrimestre deste ano, de janeiro a maio. O estado registrou um crescimento significativo tanto em receita nominal (34,9%) quanto em volume (24,3%), superando os índices nacionais de 30,1% e 11,1%, respectivamente.
Essas informações foram divulgadas nesta segunda-feira, (19), pelo Observatório de Turismo, ferramenta da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) responsável por monitorar e promover os números do setor em Minas Gerais a partir de levantamentos realizados por entidades do setor.
Os resultados se estendem a diferentes segmentos relacionados ao turismo, como aviação, hospedagem, transporte rodoviário e empregos. O setor de aviação registrou um aumento significativo no fluxo de passageiros em voos com destino a Minas Gerais. O crescimento do turismo também impulsionou o setor de hospedagem, com uma maior demanda por hotéis e pousadas em diversas regiões do estado. O transporte rodoviário, que é uma das principais formas de deslocamento dos turistas dentro de Minas Gerais, também experimentou um aumento na movimentação de passageiros.