O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou o vereador de Paracatu Alex Vinicius Sousa Santos, mais conhecido como Professor Alex (DEM). Acusado por perseguição a uma assessora e pelo crime de concussão, Alex pode perder o cargo na Câmara Municipal.
Segundo a 3ª Promotoria de Justiça de Paracatu, no dia 3 de maio de 2023, no Gabinete do Secretário de Cultura do município, o vereador teria exigido que a assessora de comunicação da Câmara divulgasse, em suas redes sociais e nas páginas que ela administrava, postagens promovendo-o e mídias que enaltecessem sua atuação como parlamentar. A vítima gravou as exigências em seu celular, fornecendo evidências para a denúncia.
Além disso, o Professor Alex é acusado de causar danos emocionais à vítima através de constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, restrição do direito de ir e vir, e outras formas que prejudicaram sua saúde psicológica e autodeterminação.
A promotoria solicitou a destituição do vereador de seu cargo e informou que, em caso de condenação, as penas para os crimes de perseguição e concussão podem variar de seis meses a dois anos de reclusão, além de multa, e de dois a 12 anos de reclusão, também acompanhados de multa, respectivamente.