Nesta quinta-feira (29), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) uniu forças com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) na operação Blackout, com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso responsável por furtos e roubos de painéis solares, que causaram um prejuízo estimado em mais de R$ 16 milhões. A ação resultou no cumprimento de sete mandados de prisão preventiva em diversos estados do país.
A operação contou com a participação de agentes policiais nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo. A ação visava capturar os principais integrantes do grupo criminoso, incluindo motoristas responsáveis pelo transporte das cargas e os articuladores que planejavam e forneciam suporte logístico e financeiro para os crimes.
Além das prisões, foram realizados seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Brejo Alegre (SP), Araçatuba (SP), Dourados (MS) e Uberaba (MG). Durante as buscas, foram apreendidos veículos de luxo, caminhões e uma série de objetos e documentos que serão analisados pela equipe responsável pela investigação.