Um dos principais alvos da operação “Sanctus Ager”, investigado por roubo de defensivos agrícolas em Goiás, foi preso na manhã desta quinta-feira (13), em Uberlândia. O suspeito foi apontado como o líder de uma organização criminosa que receptava, falsificava e revendia os produtos subtraídos de diversas fazendas do estado.
A operação foi coordenada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais de Goiás e contou com o apoio das polícias civis de Minas Gerais, Rondônia e Roraima. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão em seis cidades. Além do chefe da quadrilha, foram presos outros quatro integrantes do grupo, sendo dois em Catalão (GO), um em Paracatu e um em Caldas Novas (GO).
A organização é suspeita de praticar vários assaltos a fazendas em Goiás, entre eles um ocorrido em agosto de 2022 em Orizona (GO), onde três homens armados renderam o caseiro, a esposa dele e a filha de oito anos e roubaram R$ 400 mil em defensivos agrícolas. As vítimas foram amarradas pelas mãos e pés e só foram soltas na manhã seguinte por outros funcionários.
A operação “Sanctus Ager” tem como objetivo desarticular crimes relacionados a defensivos agrícolas e recuperar os produtos roubados. Os presos serão indiciados por roubo qualificado, associação criminosa, receptação qualificada e falsificação de produtos para fins terapêuticos ou medicinais.