A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou duas importantes operações na última quarta-feira, 19 de julho, que resultaram na prisão de envolvidos em furtos de café em propriedades rurais de Monte Carmelo e Patrocínio. As ações foram coordenadas com sucesso, e a atuação conjunta das equipes policiais permitiu recuperar uma grande quantidade de café e prender os responsáveis pelos crimes.
Em Monte Carmelo, por volta das 14h30min, a Polícia Militar recebeu informações sobre uma associação criminosa que vinha praticando furtos de café em uma grande propriedade rural da região. Os criminosos, com o auxílio de funcionários da fazenda, desviavam parte da colheita do dia e repassavam aos autores durante a noite, utilizando carretinhas desviadas para o transporte do produto.
Com base nessas informações, a PMMG ampliou os levantamentos e organizou uma operação para monitorar o local onde os infratores poderiam agir. Durante a vigilância noturna, os policiais avistaram um caminhão branco adentrando a plantação de café, seguido por um trator com uma carretinha carregada nas proximidades.
Em ação tática, a equipe policial realizou a abordagem aos ocupantes do caminhão, que tentaram fugir entre as plantações de café. No entanto, os criminosos foram cercados e capturados em flagrante delito. O líder da associação criminosa, um homem de 32 anos e proprietário do caminhão, foi identificado. Durante as diligências, foi descoberta uma segunda fazenda onde o bando praticava os furtos de forma similar. Além disso, um galpão utilizado para ocultar o café roubado e um segundo caminhão também foram encontrados e apreendidos.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Monte Carmelo, que seguirá com o inquérito policial. Ao final, três autores foram presos (25, 30 e 32 anos), uma grande quantidade de café foi recuperada, o local de ocultação do café foi identificado e dois caminhões foram apreendidos, juntamente com três celulares.
Em Patrocínio, por volta das 13h30min, a Polícia Militar recebeu informações sobre um caminhão carregado de café já beneficiado que estaria saindo de uma fazenda na região de Samambaia e faria o transbordo da carga em uma determinada estrada.
Uma operação conjunta entre a Patrulha Rural e a Polícia Rodoviária foi montada para verificar os fatos, e a utilização de um drone remotamente pilotado permitiu visualizar o caminhão seguindo um veículo Fiat Strada. Em dado momento, o caminhão parou no acostamento da estrada, e o Fiat Strada se escondeu no meio de uma plantação de café, próxima ao caminhão. Os autores então realizaram o desvio da carga de café, sendo flagrados pelas equipes policiais.
As equipes realizaram a abordagem do veículo com o café furtado, recuperando aproximadamente duas toneladas beneficiado. Os três autores, com idades de 37, 39 e 64 anos, foram presos e conduzidos à delegacia de Patrocínio, junto com o veículo apreendido. A ação foi filmada pelo drone da Polícia Militar e as gravações serão encaminhadas à Polícia Civil para as investigações.