Nesta terça-feira (25), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Lesa Caixa, com o objetivo de reprimir desvios de recursos de contas vinculadas da Justiça do Trabalho da 13ª Região. O principal alvo da operação é um servidor da Caixa Econômica Federal (CEF) que teria se aproveitado do acesso aos sistemas de movimentação de contas judiciais trabalhistas para desviar valores para contas suas e de pessoas próximas.
A ação policial cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em diversas cidades da Paraíba, incluindo João Pessoa, Cabedelo, Pombal, Cajazeiras e São Bentinho. As investigações tiveram início em maio deste ano e apontam que o servidor bancário teria causado um prejuízo estimado de quase R$ 9 milhões aos cofres da Caixa. Esse valor pode chegar a R$ 23 milhões ao final da apuração.
Durante a operação, foram apreendidos eletrônicos, documentos e diversos relógios de luxo na casa do suspeito. Ele poderá responder pelos crimes de peculato, inserção de dados falsos em sistema informatizado, associação criminosa e lavagem de ativos, somando penas que chegam a 37 anos de reclusão, além de multa.