Segundo uma pesquisa realizada pela CDL Uberlândia, 66,7% dos consumidores entrevistados têm a intenção de presentear este ano, representando um aumento de 9,1% em comparação com 2022. Entre os itens mais procurados para presentear os pais estão o vestuário, com 43,2% das preferências, seguido por calçados com 18,2%, perfumes e cosméticos com 15,9%, e peças de decoração ou utilidades também com 15,9%.
Conforme a pesquisa, na hora de efetuar a compra, 47,7% dos clientes preferem as lojas físicas localizadas na região central da cidade. Enquanto isso, 29,5% vão optar por lojas físicas em outros bairros, e 22,8% escolhem realizar suas compras online.
Dentre os diferenciais competitivos procurados pelos consumidores, 47,7% destacam descontos e promoções, 27,3% preferem uma grande variedade de produtos e serviços, 13,6% valorizam o atendimento personalizado, e 11,4% não abrem mão do parcelamento sem juros.
Além dos presentes, 54,8% dos entrevistados planejam fazer algum tipo de programa especial no Dia dos Pais. Os mais citados foram jantar ou almoço preparado em casa, com 44%, e refeições em restaurantes, com 40%.
110,5 MILHÕES DEVEM IR ÀS COMPRAS PARA O DIA DOS PAIS
No cenário nacional, a estimativa é de que o Dia dos Pais movimente R$ 26,94 bilhões este ano. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, cerca de 68% dos consumidores pretendem comprar presentes nesta data comemorativa.
Isso representa aproximadamente 110,5 milhões de pessoas que irão presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto, um aumento de 8,7 milhões em comparação ao ano passado.
As roupas lideram a lista de intenções de compra, com 52% dos entrevistados interessados neste item. Em seguida, perfumes e cosméticos com 34%, calçados com 34%, e acessórios, como meias, cinto, óculos, carteira e relógio, com 24%.
A maior parte dos entrevistados, ou seja, 74%, pretende realizar as compras em canais físicos, principalmente em shoppings centers (31%), shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%). Contudo, 39% planejam fazer suas compras online, utilizando principalmente sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%).
Em relação aos fatores que influenciam o local de compra, 50% destacam o preço, 39% as promoções e descontos, 39% a qualidade dos produtos e 33% o frete grátis.
Quanto ao local de comemoração da data, a maioria, ou seja, 34%, optará por comemorar em casa, seguido pela casa do pai com 33%, e 10% pretendem almoçar fora.
REFORÇO EXTRA PARA AS EMPRESAS LOCAIS
As empresas associadas à CDL Uberlândia contarão com um incentivo extra para aumentar suas vendas durante o Dia dos Pais. Participantes da 2ª edição da campanha “Presente da Sorte” terão a chance de concorrer a mais de R$100 mil em prêmios, incluindo vales-compras instantâneos de até R$500, convites para o Tangará Park Club e um HB20 0km.
Para concorrer, basta comprar a partir de R$50 nas lojas autorizadas e cadastrar o número da sorte no aplicativo da CDL Uberlândia, disponível para iOS e Android.
A campanha também reconhecerá os melhores vendedores do ano, com vales-compra de até R$1.000, através de uma votação aberta no aplicativo, incentivando a equipe de vendas a prestar um atendimento de qualidade. Confira no site mais informações.