A Defesa Civil de Uberlândia emitiu um alerta na manhã desta segunda-feira (7) para baixa umidade relativa do ar na região. De acordo com o relatório divulgado pelo Sistema Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a previsão é que o índice de umidade varie entre 12% e 20% nos horários mais quentes do dia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal situa-se entre 50% e 80%. Níveis inferiores a 30% já são considerados preocupantes e podem trazer riscos para a saúde respiratória da população. A baixa umidade do ar pode causar diversos problemas respiratórios e agravar doenças como bronquite, sinusite, asma, entre outras.
A recomendação é que a população adote algumas medidas preventivas para proteger sua saúde. A umidificação dos ambientes pode ajudar a amenizar os efeitos da baixa umidade, assim como a ingestão de bastante água ao longo do dia, o que contribui para a hidratação do organismo.