Nesta segunda-feira (7), a Polícia Civil concluiu as investigações da fase “Xeque” da operação “Tabuleiro” e indiciou quarenta integrantes de uma organização criminosa que atuava em Patos de Minas. Conforme as investigações, o grupo cometia diversos crimes, incluindo homicídios, tortura, roubos, furtos e tráfico de drogas.
Conforme a PCMG, a operação “Tabuleiro” teve início em 2022, e após meses de investigações, chegou-se à identificação dos envolvidos na organização criminosa. Em maio de 2023, a polícia deflagrou a fase “Xeque” e cumpriu mais de 40 mandados de busca e apreensão em Patos de Minas e Vazante. Durante a ação, quatro pessoas foram presas em flagrante.
Dos quarenta indiciados nesta segunda-feira, treze já estão sob custódia das autoridades. No entanto, os outros vinte e sete estão foragidos, e contra eles já estão em andamento pedidos de prisão preventiva.
De acordo com a Polícia Civil, os membros da organização criminosa irão responder por diversos crimes, entre eles: organização criminosa armada, chefia de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, venda ilegal de armas de fogo, porte de arma de fogo e lavagem de capitais.