Na tarde desta terça-feira (8), o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, formalizou o termo de cooperação entre a Prefeitura e o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros para o lançamento do convênio “Bombeiro Mirim 2023”. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal e marcou o início de mais uma edição desse projeto voltado para crianças e adolescentes dos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas).
Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o projeto de 2023 selecionará 50 participantes, com idades entre 8 e 15 anos e 11 meses, dos Naicas Tocantins e Canaã. O prefeito Odelmo Leão ressaltou a importância do projeto no contexto social da cidade e destacou seus objetivos. “Nossa gestão sempre tratou com muito zelo este projeto, que tem destacada relevância social, afinal, estamos lidando com o futuro da nossa cidade. A missão, por meio deste projeto, é fomentar valores como cidadania, altruísmo e civilidade. Mais do que isso, os conceitos aprendidos serão colocados em prática no dia a dia, tanto no âmbito familiar quanto escolar”, afirmou.
O “Bombeiro Mirim 2023” visa transmitir lições essenciais de prevenção a acidentes para os participantes, abordando situações domésticas, incêndios e afogamentos. Além disso, eles terão acesso a conteúdos relacionados à consciência coletiva para a preservação do meio ambiente, promoção da saúde, higiene pessoal, educação e civismo, por meio de atividades práticas e teóricas. Dentro do contexto esportivo, estão planejadas oficinas de natação e rapel.
Criado em 2005 durante o primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão, o projeto “Bombeiro Mirim” é uma colaboração entre a Prefeitura de Uberlândia e o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.