Representantes do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil estão avaliando as cidades de Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba nesta semana com o objetivo de viabilizar a instalação de uma Delegacia Fluvial em uma dessas localidades do Triângulo Mineiro. A iniciativa busca aprimorar os serviços oferecidos à sociedade por meio da criação de uma unidade estrategicamente posicionada.
A Delegacia Fluvial terá atribuições como o registro de embarcações na região, a validação dos condutores e a fiscalização da navegação por meio de inspeções navais. Além disso, a Marinha planeja oferecer cursos de Ensino Profissional Marítimo para capacitar condutores e dar suporte a possíveis operações de busca e salvamento.
O Capitão do Mar e Guerra, Leonardo Carvalho, realizou visitas a Ituiutaba na segunda-feira (7) e participou de uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) na terça-feira (8). Sua agenda inclui ainda uma visita a Uberaba nas próximas quinta-feira (10) e sexta-feira (11). Após as visitas, um relatório será elaborado e enviado à Marinha, que tomará a decisão final sobre a localização da Delegacia Fluvial no Triângulo Mineiro.