Ad image

- ANÚNCIO -

Dmae propõe aumento de 41,07% nas contas de água em Uberlândia

A discussão sobre essa revisão tarifária foi o foco de uma audiência pública realizada na terça-feira (8)

Gabriele Leão
Dmae propõe aumento de 41,07% nas contas de água em UberlândiaFoto: Reprodução

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia apresentou uma proposta de aumento de 41,07% no valor das contas de água na cidade. A discussão sobre essa revisão tarifária foi o foco de uma audiência pública realizada na terça-feira (8). A proposta, que busca ajustar os valores cobrados dos consumidores, é justificada pelo Dmae em função do crescimento populacional da região e dos impactos econômicos gerados pela pandemia de Covid-19.

A proposta de aumento de 41,07% ainda está em fase de discussão e avaliação. A decisão final será feita após uma análise da Aresan (Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico de Uberlândia). A diretora da agência, Beatriz de Moraes Ribeiro, prevê que essa avaliação seja concluída até o final de agosto. A Aresan é responsável por analisar a viabilidade e o impacto da proposta nos consumidores e no sistema de abastecimento.

Segundo Renato Machado Rezende, diretor-geral do Dmae, a revisão tarifária é essencial para atender às demandas decorrentes do aumento da população em Uberlândia e para suprir as consequências financeiras causadas pelo cenário da pandemia. A última alteração nas tarifas ocorreu em janeiro de 2019, com um reajuste de 15%. Desde então, ajustes foram feitos com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A expectativa é de que a revisão tarifária proposta pelo Dmae possa viabilizar investimentos de aproximadamente R$ 530 milhões em melhorias na infraestrutura de redes de água. Os recursos também serão direcionados para a substituição de redes antigas, visando à redução de vazamentos e rompimentos. Além disso, o aumento prevê aprimoramentos operacionais, aumento na oferta de água e minimização dos impactos das intervenções de manutenção.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile