O Procon de Uberlândia tomou medidas contra duas empresas produtoras de eventos que estavam praticando a venda de ingressos com valores diferentes para homens e mulheres. Conforme as recomendações da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a prática é contrária e promove a desigualdade de gênero.
Além das autuações, as empresas concordaram em assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), comprometendo-se a promover campanhas de combate à violência contra a mulher em seus eventos.
O superintendente do Procon, Egmar Ferraz, enfatizou a importância do cuidado com a saúde e a segurança das consumidoras. “A melhor maneira de evitar a violência é levando conhecimento e estimulando o respeito às mulheres em especial em eventos festivos, nos quais existe a possibilidade de consumo excessivo de álcool que pode levar a posturas inadequadas”, destacou Egmar.
O Procon está presente em diversos eventos, como o Camaru, em parceria com as polícias Civil e Militar, divulgando o aplicativo Salve Maria e campanhas de combate à violência de gênero. As duas empresas produtoras de eventos autuadas concordaram em abrir espaço para essas ações em suas produções.