É fato que as campanhas de conscientização sobre a importância da água e consumo responsável cresceram significativamente nos últimos anos. O aumento dessas ações é em razão do elevado consumo e desperdício, onde, segundo o Instituto Trata Brasil, 51% do volume de água é utilizada de forma inadequada pela população brasileira.
Estudos apontam que 110 litros de água por habitante/dia é suficiente para suprir as necessidades básicas de uma pessoa, porém, o consumo médio do brasileiro é de aproximadamente 170 litros por habitante/dia. Por isso, ao longo de todo o ano, é fundamental a discussão de planos alternativos, e principalmente eficazes, de redução do consumo e desperdício da água a fim de minimizar as consequências da crise hídrica que o país enfrenta.
Para reforçar o abastecimento ininterrupto à população de Ituiutaba, a Superintendência de Água e Esgotos (SAE) de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, continuamente, tem executado ações e investimentos para otimizar o sistema e melhorar a distribuição de água na cidade. Entretanto, o consumo elevado de água impacta diretamente nos níveis dos reservatórios, na pressão da água de algumas regiões e no bom funcionamento do sistema de distribuição de água.
Em agosto de 2023, a SAE apresentou o maior volume de água consumido de toda a história de Ituiutaba, medindo 1.045.752,38 m³ de água distribuídos à população tijucana ao longo do mês. Por isso, a SAE orienta a adoção de atitudes conscientes, como: fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba, ao lavar louças e objetos, além de utilizar baldes para realizar limpezas de garagens, automóveis e imóveis, utilizar água da máquina de lavar roupa para realizar limpezas em geral, utilizar a máquina de lavar roupa sempre cheia, evitar o uso de mangueira e adotar a utilização de vassouras para limpezas e de regadores para molhar plantas e reduzir o tempo no banho.