A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a “Operação Sombras” nesta terça-feira (12) com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em Uberlândia, como parte de uma ação que abrange diversas cidades da região do Triângulo Mineiro. A operação também ocorre em Patos de Minas (31 alvos), Lagoa Formosa (3 alvos), Carmo do Paranaíba (4 alvos), Presidente Olegário (4 alvos) e Vazante (4 alvos), incluindo a prisão de cinco suspeitos preventivamente.
Conforme a PCMG, o objetivo da operação é desarticular um grupo especializado em tráfico de drogas que atua na região. Além dos mandados de busca e apreensão, foram expedidas duas ordens judiciais para apreensão de veículos usados para o transporte ilícito e 22 ordens judiciais para bloqueio de ativos financeiros.
As investigações tiveram início em março deste ano e, durante esse período, a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil realizaram ações que resultaram na apreensão de diversos materiais, incluindo mais de um quilo de pasta base de cocaína, mais de um quilo de maconha e quatro armas de fogo.
De acordo com as informações da ocorrência, o principal suspeito de envolvimento no esquema criminoso é de Patos de Minas, mas reside em Uberlândia. Ele é responsável por adquirir as drogas e armas de fogo, que posteriormente são encaminhadas para a região. A droga é então repassada para outros traficantes realizarem a comercialização.
Segundo as investigações, o suspeito contava com a ajuda de colaboradores para armazenar, transportar e entregar as drogas e armas, além de utilizar contas bancárias de laranjas para realizar transações ilícitas.
A operação mobilizou 82 policiais civis, incluindo o apoio do Canil da Polícia Civil e um helicóptero, bem como o apoio da Polícia Militar com 98 policiais.