Uma intensa onda de calor está atingindo 118 cidades do estado de Minas Gerais, com previsão de temperaturas até 5ºC acima da média para a época do ano, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa condição climática representa um “risco à saúde”, de acordo com as informações do Inmet, e requer cuidados especiais da população.
Além do alerta do Inmet, a empresa de meteorologia MetSul, especializada na região Sul do Brasil, também emitiu um aviso de calor intenso para o estado. Segundo a MetSul, as temperaturas podem atingir até 45ºC nos próximos dias em algumas áreas de Minas Gerais, o que intensifica os riscos à saúde da população.
A previsão do tempo da Defesa Civil Estadual indica que a temperatura máxima no estado pode chegar a 40ºC nesta segunda-feira (18). As recomendações para minimizar os impactos da onda de calor são:
- Hidratação: É essencial manter-se hidratado ao longo do dia, ingerindo água regularmente.
- Alimentação: Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas, evitando frituras.
- Repouso: Procure dormir em locais arejados e umedecidos por aparelhos umidificadores, ou coloque uma bacia com água no ambiente.
- Atividades Físicas: Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, horário em que o calor é mais intenso.
- Banho: Não tome banhos com água muito quente, para evitar o ressecamento da pele. Se necessário, utilize hidratante.
- Problemas Respiratórios: Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista médico.
- Prevenção de Queimadas: Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).