Uma operação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Governador Valadares/MG (FICCO/GVS) resultou na prisão de um dos criminosos mais procurados do país, na última quarta-feira, dia 4 de outubro), em Belo Horizonte. Segundo informações fornecidas pela Polícia Federal (PF) e pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o indivíduo fazia parte do PCC e estava foragido há 17 anos.
A FICCO identificou que o foragido estava na capital mineira, utilizando documentos falsos. A operação foi conduzida em estreita colaboração com o Núcleo de Cooperação Internacional (NCI) da Polícia Federal em Minas Gerais, o Setor de Papiloscopia da Polícia Federal de MG, o Setor de Inteligência da Polícia Militar do estado de São Paulo, a FICCO/AP e a Diretoria de Inteligência da Polícia Federal e Militar.
De acordo com informações da PM mineira, o indivíduo vivia sob identidade falsa e atuava como motorista de aplicativo. As autoridades conduziram uma investigação para determinar o veículo que ele utilizava e, na quarta-feira, os militares do 49º BPM conseguiram interceptar o criminoso enquanto ele se aproximava do carro.
O foragido havia sido condenado por seu envolvimento nos atentados ocorridos em maio de 2006, direcionados a policiais no Estado de São Paulo. A sentença proferida pela 1ª Vara Criminal de Limeira/SP resultou em uma pena de 24 anos de prisão em regime fechado por homicídio, além de uma pena adicional de seis anos por participação em organização criminosa.
No momento da abordagem em Belo Horizonte, o indivíduo tentou apresentar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa, em nome de outra pessoa, e acabou sendo detido.