Você sabia que a alimentação desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças? Muito se ouve falar sobre alimentação e nutrição, sendo possível afirmar que esse fator é uma forma de prevenir riscos à saúde.
De acordo com informações fornecidas por Thatiele Siqueira, aluna do Curso de Nutrição, as DCNTs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) constituem um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, sendo responsáveis por mais da metade do total de mortes no Brasil. “Doenças como cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas são causadas por fatores relacionados às condições de vida. A partir disso, podemos destacar os fatores de risco – tabagismo, consumo de álcool, alimentação não saudável e a inatividade física”, disse.
O aumento do consumo de alimentos com alto teor de gordura, açúcares, sal e ultraprocessados aliado ao baixo consumo de frutas, verduras e legumes, fibras, entre outros nutrientes, têm uma forte associação com as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, dislipidemias e o excesso de gordura na região abdominal, podendo levar a grandes problemas de saúde.
Thatiele Siqueira ressalta que muitas pessoas mantém uma má relação com a comida e preservam o pensamento de que nutrição é a restrição ou a proibição de consumir aquilo que gosta, entre outros mitos e medos disseminados. “Apostar na comida de verdade é a garantia de uma alimentação saudável e adequada, que, além de prevenir grandes problemas de saúde, trará grandes benefícios e qualidade de vida”, afirmou.
Para “fazer as pazes com a comida”, Thatiele indica que as pessoas procurem profissionais habilitados.