A aguardada reforma do Teatro Grande Otelo, em Uberlândia, está programada para ter início nesta segunda-feira (9). O local, inaugurado em 1966, encontra-se fechado desde 2011, quando um vendaval causou danos significativos ao telhado do edifício.
Com um orçamento de R$ 6.551.283,35, a empreitada de restauração será conduzida pela empresa Minas Construções e Restaurações (MGR) e tem um prazo estipulado de 18 meses para sua conclusão. De acordo com Norberto Nunes, secretário municipal de Obras, o teatro passará por uma reforma completa. A empresa responsável já está mobilizando sua equipe e preparando o canteiro de obras, e parte do material de construção necessário será entregue na próxima semana.
O Teatro Grande Otelo é considerado um importante patrimônio cultural e artístico da cidade, palco de inúmeras apresentações de teatro, shows e espetáculos de dança. Com um histórico cultural amplo, o teatro desempenhou um papel fundamental no município de Uberlândia ao longo dos anos.
A história da estrutura é marcada por altos e baixos, incluindo uma decisão judicial em 2012 que proibiu a demolição do teatro, mesmo quando ele mostrava sinais de abandono e problemas estruturais. Em 2019, o teatro foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município. A suspensão temporária de um edital de reforma em maio de 2023 gerou debates e preocupações sobre o futuro do local, mas agora a restauração está em andamento para o desenvolvimento de toda a comunidade artística e cultural de Uberlândia.