Leandro Pena, paratleta uberlandense, retornou à cidade natal após bombardeamentos feitos pelo grupo extremista Hamas, em Israel, no fim de semana passado. O tenista havia desembarcado no país no dia 7 de outubro para competir, mas sua estadia foi encurtada pela guerra em ascensão, tendo retornado para o Brasil, no dia 10, após 27 horas de viagem e conexões extensas em outros territórios.
“A gente teve que sair do hotel com urgência”, disse Leandro, que estava acompanhado de mais dois colegas de profissão para disputar o Israel Open. Ele havia chegado no país poucas horas antes do ataque, quando subitamente se viu dentro de um cenário desesperador, “chegamos no hotel, tomamos café e subimos para o quarto descansar. Em seguida, ouvimos sirenes e uma bomba em Tel Aviv”, contou o paratleta.
Ele e os colegas foram amparados e escoltados para o aeroporto com a ajuda do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Tênis. Mas ainda passaram por momentos de tensão quando foram levados para bunkers e a espera de mais de 30 horas para embarcar no avião.
O destino final demorou a ser alcançado, mas enfim o respiro de alívio quando tocaram solo brasileiro, após dias de sufoco. “Foi cansativo, tive medo, mas chegamos bem”, afirmou o uberlandense.