Começa nesta segunda-feira (16) o credenciamento para pessoas interessadas em trabalhar como mototaxista ou motofrentista em Uberlândia. O prazo segue até 29 de dezembro e a renovação da permissão junto à Prefeitura será feita anualmente no mês de janeiro.
O processo é presencial, no Núcleo de Serviços de Táxi e Transportes Diversos, na Rua Martinésia, 245, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta, de 12h às 17h.
Requisitos
Entre os pré-requisitos para conseguir a conclusão do credenciamento, estão: obter 21 anos completos, veículo não ser financiado e não possuir antecedentes criminais. Tais exigências causaram revolta na classe de mototaxistas que compareceram ao plenário nesta terça-feira, 11, para reivindicar seus direitos e suas objeções.
Ficam impedidos de participarem deste credenciamento aqueles que já possuam permissão do Município nos segmentos de táxi, transporte escolar e transporte coletivo urbano ou rural, bem como quem tem autorização para o transporte de passageiros em veículos de carga e por fretamento.
Quanto ao veículo cadastrado, poderá ser do tipo motocicleta, motoneta ou triciclo. Além disso, deve possuir motor de potência mínima de 125 CC (cento e vinte e cinco cilindradas) e máxima de 300 CC (trezentas cilindradas). Outra exigência é que possua, no máximo, cinco anos de vida útil contados da data de fabricação, tendo comprovado o perfeito estado de conservação, segurança e funcionamento, com documentação completa e atualizada. Demais exigências estão dispostas no edital.