Dois indivíduos, um de 32 e outro de 34 anos, foram detidos nesta terça-feira, 31 de outubro, nas proximidades do bairro Nacional, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Eles estavam transportando aproximadamente meia tonelada de maconha em um veículo de passeio que havia sido furtado.
A droga, avaliada em R$ 1 milhão, teria partido de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com o objetivo de abastecer pontos de venda nas comunidades da capital e arredores.
Segundo informações da Polícia Civil, os suspeitos são supostos membros de uma organização especializada em furto de veículos e já estavam sendo monitorados pelas forças de segurança. Os crimes teriam ocorrido tanto dentro quanto fora do estado. Os veículos furtados eram utilizados para o transporte de drogas.
“Estamos ainda conduzindo as investigações necessárias para capturar os outros membros dessa quadrilha, que possivelmente possui ramificações interestaduais, dado que um dos veículos furtados é de São Paulo e um dos indivíduos tem como cidade natal o Maranhão”, afirmou o delegado Sérgio Belizário.
Em relação aos crescentes índices de furtos de veículos na capital, a Polícia Civil destacou que os homens estavam sendo monitorados como parte dos esforços para combater essa tendência. Comparado ao ano anterior, houve um aumento de 15% nesse tipo de crime apenas em Belo Horizonte. Ou seja, no ano passado, cerca de 6.800 veículos foram furtados, enquanto este ano, até o momento, já foram registrados 8 mil casos.
“Com as operações realizadas somente este ano, dos 8.000 veículos furtados, 45% deles, totalizando 3.600, foram recuperados”, ressaltou o delegado Helton Cota.