Uma campanha publicitária da marca de leite Piracanjuba despertou a ira de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O motivo: a estrela da peça publicitária é a cantora baiana Ivete Sangalo, que declarou apoio ao atual presidente Lula na campanha eleitoral.
Inconformados com o resultado das urnas, alguns bolsonaristas pregam uma espécie de “caça às bruxas” contra empresas com personalidades críticas a Bolsonaro como embaixadores.
E um vídeo que circula na internet, um homem pega uma caixa de leite Piracanjuba e diz: “Você não, você vai mofar nesta prateleira.” Em seguida, escolhe o leite da Marca Ninho, da Nestlé. Veja:
Acontece que os leites Piracanjuba e Ninho são fabricados pela mesma empresa, o laticínio Bela Vista. Um acordo fechado em 2019 entre Nestlé, dona da marca Ninho, e Laticínios Bela Vista, dona da Piracanjuba, licencia a produção e distribuição de leite longa vida no Brasil.
O acordo entre as empresas também envolve a marca Molico, pertencente à Nestlé. O prazo de licenciamento é de 10 anos. Contudo, o acordo envolve somente os leites longa vida. A Nestlé continua a produzir o leite em pó das duas marcas. Inclusive, a fábrica Nestlé, em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, é uma das principais fornecedoras de leite Ninho em pó da América Latina.
Posicionamento das empresas
A Piracanjuba foi questionada acerca da polêmica e emitiu uma nota a respeito. A marca diz que “a contratação de embaixadores, influenciadores e parceiros está relacionada à relevância deles para a divulgação da marca Piracanjuba, sem qualquer vínculo político.” A empresa também reforça que “respeita a liberdade de expressão e as mais diversas opiniões, permanecendo no direito de não se manifestar sobre desdobramentos”.
Já a Nestlé afirmou que não se posicionará sobre o tema.
A pertubacao mental desse pessoal e uma coisa surreal!..so rindo..kkkkkkkk
Vários artistas e influencers utilizam de sua popularidade para promover ataques a pessoas e partidos políticos, em vez de se posicionar abertamente a favor de alguns, atacam outros. Isso é muito frequentemente visto em quem se diz de esquerda, como o caso da Ivete Sangalo.
Mas se você entende errado que o cidadão deixe de comprar um produto que se utiliza mesma popularidade para promover sua marca, veja só o que o ministro da economia acha disso, em suas declarações no Fórum Econômico Mundial:
https://youtu.be/o6P4bA2StpQ?si=7EsWdw4lfQwVAZt4