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“Seis por meia-dúzia”: boicote bolsonarista troca leite Piracanjuba por Ninho, feito pela mesma empresa

As duas marcas de leite são fabricadas pela mesma empresa, que é dona da Piracanjuba e possui licenciamento junto à Nestlé para a fabricação e distribuição da Marca Ninho em leite longa vida

Eloi Naves
Quando o ativismo de consumo se volta contra seus próprios princípios: um boicote que trocou 'seis por meia-dúzia' nas prateleiras de leite.Foto: Reproduções Redes Sociais

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Uma campanha publicitária da marca de leite Piracanjuba despertou a ira de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O motivo: a estrela da peça publicitária é a cantora baiana Ivete Sangalo, que declarou apoio ao atual presidente Lula na campanha eleitoral.

Inconformados com o resultado das urnas, alguns bolsonaristas pregam uma espécie de “caça às bruxas” contra empresas com personalidades críticas a Bolsonaro como embaixadores.

E um vídeo que circula na internet, um homem pega uma caixa de leite Piracanjuba e diz: “Você não, você vai mofar nesta prateleira.” Em seguida, escolhe o leite da Marca Ninho, da Nestlé. Veja:

Acontece que os leites Piracanjuba e Ninho são fabricados pela mesma empresa, o laticínio Bela Vista. Um acordo fechado em 2019 entre Nestlé, dona da marca Ninho, e Laticínios Bela Vista, dona da Piracanjuba, licencia a produção e distribuição de leite longa vida no Brasil.

O acordo entre as empresas também envolve a marca Molico, pertencente à Nestlé. O prazo de licenciamento é de 10 anos. Contudo, o acordo envolve somente os leites longa vida. A Nestlé continua a produzir o leite em pó das duas marcas. Inclusive, a fábrica Nestlé, em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, é uma das principais fornecedoras de leite Ninho em pó da América Latina.

Posicionamento das empresas

A Piracanjuba foi questionada acerca da polêmica e emitiu uma nota a respeito. A marca diz que “a contratação de embaixadores, influenciadores e parceiros está relacionada à relevância deles para a divulgação da marca Piracanjuba, sem qualquer vínculo político.” A empresa também reforça que “respeita a liberdade de expressão e as mais diversas opiniões, permanecendo no direito de não se manifestar sobre desdobramentos”.

Já a Nestlé afirmou que não se posicionará sobre o tema.

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2 Comentários
  • Vários artistas e influencers utilizam de sua popularidade para promover ataques a pessoas e partidos políticos, em vez de se posicionar abertamente a favor de alguns, atacam outros. Isso é muito frequentemente visto em quem se diz de esquerda, como o caso da Ivete Sangalo.

    Mas se você entende errado que o cidadão deixe de comprar um produto que se utiliza mesma popularidade para promover sua marca, veja só o que o ministro da economia acha disso, em suas declarações no Fórum Econômico Mundial:

    https://youtu.be/o6P4bA2StpQ?si=7EsWdw4lfQwVAZt4

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