Na noite deste sábado (4), mais uma vez o Estádio Parque do Sabiá em Uberlândia foi palco de um grande evento esportivo: o clássico mineiro entre América e Atlético, válido pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
A partida reuniu 5.706 torcedores e terminou em empate em 1 a 1.
Assim como aconteceu em outros grandes jogos realizados no local, o Estádio Parque do Sabiá foi bastante elogiado por dirigentes, torcedores e organização.
Além disso, a partida ainda arrecadou alimentos, em decorrência da meia entrada solidária, que serão doados, por meio de parceria com a Prefeitura de Uberlândia.
“Uberlândia é uma cidade que acolhe muito bem o futebol mineiro e é sempre ótimo ter jogos do América no Estádio Parque do Sabiá, pois o espaço é confortável, bem cuidado e tem uma excelente estrutura, com destaque para o gramado, arquibancadas, banheiros e vestiários”, ressaltou Marcone Barbosa, diretor de marketing e negócios do América.
Aline Costa, gerente de marketing do Metrópoles, empresa organizadora da partida, também elogia o estádio. “É muito gratificante para o Metrópoles organizar mais uma importante partida em Uberlândia, contando com o total apoio da Prefeitura, por meio da Futel e da Secretaria Municipal de Segurança Integrada. O Estádio Parque do Sabiá, mais uma vez, atendeu a todas as necessidades do evento com plena estrutura e funcionamento”, destacou.
O torcedor Douglas Bernardes aprovou. “O estádio é muito bem iluminado e tem um gramado que permite que a bola corra com facilidade. Por isso, é sempre memorável estar nesse lugar, ainda mais quando nossa cidade recebe partidas de destaque nacional, como aconteceu neste sábado”, ressaltou.
Partidas anteriores
Em junho deste ano, o estádio – considerado o 9º maior do país pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – recebeu público superior a 34 mil pessoas na vitória do Atlético sobre o Cruzeiro, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Antes disso, em abril, mais de 23 mil pessoas assistiram no estádio ao empate por 1 a 1 entre Palmeiras e Tombense, válido pela Copa do Brasil.
Estrutura
Administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, o Estádio Parque do Sabiá completou 41 anos em maio deste ano e se consolidou, ao longo dessas quatro décadas, como um dos principais espaços esportivos do país.
O local tem 15 mil metros quadrados, é adaptado para cadeirantes (inclusive, conta com elevador) e está liberado pela Polícia Militar para receber até 39.940 pessoas nas cadeiras e arquibancadas durante os eventos esportivos.
Já no caso de shows, com a utilização do gramado pelo público, esse número aumenta e pode chegar a 46.782 pessoas.
São 68 saídas de emergência, 21 banheiros, quatro vestiários, sala de imprensa, sala de arbitragem, sala da federação, sala de coletiva de imprensa, área financeira, cabines de transmissão de rádio e televisão, cabine do Corpo de Bombeiros, cabine de controle de iluminação, cabine de controle do placar eletrônico, sala de monitoramento e controle de acesso, departamento médico, bares, catracas, bilheteria e dois camarotes, com 40 cadeiras cada.
A iluminação do campo é feita por 104 refletores.