Uma forte onda de calor atinge grande parte do Brasil a partir de hoje, quinta-feira, com potencial para recordes de temperatura em várias regiões do país.
Segundo o Climatempo, uma grande massa de ar seco está estacionada sobre o território central do Brasil, o que contribui para o aumento da temperatura acima da média de novembro.
Na sexta-feira, 10, a previsão é que os termômetros disparem em todo o estado, principalmente no Norte, Centro-Oeste e Triângulo Mineiro. As temperaturas deverão ultrapassar os 40°graus no fim-de-semana.
Já na segunda-feira, a temperatura poderá se elevar ainda mais, com potencial para ultrapassar os 42 graus em cidades como Ituiutaba e Santa Vitória. O calor seguirá forte até a quarta-feira, 15, feriado nacional de Proclamação da República.
Segundo a MetSul, empresa de meteorologia, “trata-se de evento de calor muito fora do comum e potencialmente a onda de calor mais intensa a atingir o Brasil em máximas nominais desde o começo das medições meteorológica no começo do Século XX”.