Um vídeo que mostra que caixa d´água sucumbindo ao intenso calorão de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, foi registrado na última quinta-feira, dia 16, e viralizou nas redes sociais. A temperatura máxima registrada na cidade ontem foi de 39°C, mas a sensação foi bem superior.
Mas nem tudo que parece é. O caso da caixa d’água amolecida supostamente pelo calor foi registrado em um imóvel localizado na Avenida 25, no Centro de Ituiutaba. Na imagem, é possível verificar que o recipiente estava instalado em cima do telhado, mas a explicação para o defeito seria a incorreta instalação do produto, que tem capacidade para resistir ao calor de até 130°C.
Entenda o caso
De acordo com a empresa responsável pela marca da caixa d’água, a estrutura não amolece por conta da temperatura. Conforme a informação, o problema é que o reservatório não foi instalado corretamente, por isso suportou o peso da água armazenada. Afinal, o produto é projetado para uma determinada forma de uso que não está sendo atendida.
As caixas d’águas são produzidas em polietileno, um tipo de plástico resistente, flexível, sustentável e que suporta temperaturas de até 130º C, ou seja, antes de uma caixa d´água derreter, boa parte das espécies, incluindo a dos seres humanos, estaria morta.
Ainda conforme a marca, um reservatório com capacidade para mil litros precisa ser colocado sobre uma base resistente, firme, rígida, horizontal, plana, nivelada, estável e sem nenhuma irregularidade. Além disso, a superfície de apoio precisa ser no mínimo um pouco maior que o fundo do reservatório. Isso não é opcional, é obrigatório, pois se mesmo uma pequena parte da caixa d’água sobrar, uma sobrecarga será exercida ali de maneira constante e o material apresentará deformação.
Observação: na cidade inteira só uma dereteu? E nesse caso A lógica seria a tampa dereter primeiro né?
Tanto a posição argumentada pela marca quanto o comentário da Maria Aparecida estão de acordo!
Procedimento mal feito dá nisso!!!