- ANÚNCIO -

Duas cidades do Triângulo Mineiro não registraram crimes violentos em 2023; saiba quais

O relatório do Observatório de Segurança Pública traz 2 cidades do Triângulo Mineiro entre as mais seguras do estado, sem registros de crimes violentos até outubro deste ano

Eloi Naves
Vista área de Cachoeira Dourada de Minas, no Pontal do Triângulo MineiroFoto: Divulgação Prefeitura Municipal de Cachoeira Dourada / Redes Sociais

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Foi divulgado na última quinta-feira, 16, um relatório sobre a criminalidade nas cidades mineiras, produzido pelo Observatório de Segurança Pública, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Dos 853 municípios mineiros, 99 não registraram crimes considerados violentos de janeiro a outubro de 2023. Deste total, 2 estão no Triângulo Mineiro: Cachoeira Dourada de Minas e Douradoquara.

O levantamento considera crimes violentos os seguintes delitos: homicídio tentado e consumado, estupro tentado e consumado, estupro de vulnerável tentado e consumado, extorsão tentada e consumada, extorsão mediante sequestro tentada e consumada; e sequestro de cárcere privado tentado e consumado.

Cachoeira Dourada de Minas fica localizada no Pontal do Triângulo Mineiro, às margens do rio Paranaíba, na divida entre Minas Gerais e Goiás. Com uma população de 2.315 habitantes (Censo 2022), a cidade é um ponto turístico da região, sendo o lago da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada a grande atração, principalmente para a prática de esportes náuticos.

Douradoquara está localizada no extremo nordeste do Triângulo Mineiro, também na divisa com Goiás. Segundo o Censo de 2022, a cidade conta com 1.829 habitantes. A pecuária e agricultura são as bases da economia da cidade, que tem um ar tranquilo de interior.

Criminalidade em Minas Gerais

Segundo o levantamento divulgado no último dia 16, os crimes violentos em Minas Gerais reduziram 14,6% entre janeiro e outubro deste ano, quando comparados ao mesmo período de 2022. Foram 26.251 registros em 2023, contra 30.737 em 2022, de janeiro a outubro.

Rogério Greco, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, afirma que, em breve, haverá maior disponibilidade de dados para consulta da população sobre a real situação da segurança pública no estado. “A transparência é uma premissa importantíssima para nossa gestão e estamos trabalhando para ampliar cada vez mais o leque de dados divulgados todos os meses. As estatísticas permitem uma análise mais clara da criminalidade em todo o estado e com base nisso conseguimos traçar, de forma integrada com as demais forças de segurança, as melhores estratégias para aumentar a segurança de toda a nossa população”, afirmou.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile