O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esteve em Brasília na manhã desta segunda-feira, 20, para um evento em comemoração ao Dia Da Consciência Negra. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto e conduzida pelo Presidente Lula (PT), e contou com a presença de diversas autoridades.
Após isso, Zema seguiu no Planalto, onde havia a expectativa de ser recebido pelo presidente Lula. No entanto, o governador apenas se reuniu rapidamente com Rui Costa, Ministro da Casa Civil.
Após a breve conversa, Romeu Zema retornou a Minas Gerais, onde participa do velório do ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, que faleceu nesta manhã.
A breve passagem de Zema pela Capital Federal ocorre no momento em que há expectativa pela reunião do senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD), que é presidente do Congresso Nacional, e o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com o presidente Lula.
Rodrigo Pacheco pretende apresentar ao presidente Lula uma proposta alternativa ao RRF – Regime de Recuperação Fiscal – defendido por Zema. Atualmente, a dívida de Minas Gerais com a União ultrapassa R$ 160 bilhões de Reais.
Para amortizar a dívida sem necessidade do RRF, Pacheco propõe a federalização de estatais mineiras, assim como o repasse de créditos que o estado terá direito diretamente ao governo federal. Romeu Zema e o vice-governador, Professor Matheus Simões, não deverão participar do encontro.