A Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Aena Brasil, gestora do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, revelou grandes transformações que ocorrerão no cenário aeroportuário da cidade nos próximos 30 meses. O anúncio inclui a construção de um novo terminal de passageiros com capacidade de atender 3 milhões de passageiros por ano, além de melhorias na infraestrutura e uma reconfiguração do Plano Diretor para a área.
O destaque do projeto de expansão é a construção de um moderno terminal de passageiros, projetado para atender o dobro da capacidade atual de passageiros. Localizado do outro lado da pista, o terminal contará com características inovadoras, como duas pontes de embarque (fingers) e leitores automáticos de cartões de embarque, prometendo embarques mais eficientes e confortáveis.
Entre as melhorias planejadas estão esteiras de bagagens de maior capacidade, um novo pátio para até 8 aeronaves da aviação comercial, novas pistas de rolagem (taxiways) e um estacionamento ampliado. A pista também receberá áreas de escape (Resa) em ambas as cabeceiras, revitalização do pavimento e preparação das faixas laterais para acesso rápido de veículos de socorro em situações de emergência. Todos os requisitos mínimos de afastamento entre pistas e aeronaves no pátio serão atendidos, visando a segurança operacional.
Segundo a prefeitura, o sistema de bagagens será aprimorado para permitir a inspeção completa, por imagem, das malas despachadas. Além dos investimentos na infraestrutura, a Prefeitura investirá em novos acessos viários ao terminal. Simultaneamente, será apresentada uma proposta de revisão do Plano Diretor Municipal para a área circundante ao aeroporto.
Conforme o projeto, o plano não apenas visa melhorar a experiência dos passageiros, mas também abre oportunidades para desenvolvimento de negócios, especialmente na área de carga aérea, uma forte vocação da cidade. O projeto final será submetido à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) até o final de novembro.