Hospital Municipal de Uberlândia é único representante de Minas em premiação nacional

Projeto de cuidado a pacientes idosos com fratura de fêmur está entre os 15 finalistas e foi selecionado entre cerca de 400 trabalhos inscritos

Imagem: Divulgação

Em seus 13 anos de serviços prestados à comunidade completados neste mês de novembro, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) em Uberlândia acumulou importantes conquistas.

A mais recente é estar entre os 15 finalistas do Prêmio CriAção SUS 2023, sendo o único representante de hospitais públicos de Minas Gerais. Os ganhadores serão anunciados no dia 8 de dezembro, durante solenidade na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Brasília.

A premiação “CriAção SUS 2023 – Inovação na Gestão Pública” é idealizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com o Instituto Ética Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

O HMMDOLC concorre na categoria “Atenção Hospitalar exclusivo SUS” com o projeto “Linha de Cuidado a Pacientes Idosos com Fratura de Fêmur”. O projeto foi selecionado entre os cerca de 400 trabalhos inscritos e concorre ao prêmio desta categoria com outros dois finalistas, sendo um de Goiânia (GO) e o outro de Fortaleza (CE).

O projeto desenvolvido na unidade adota um fluxo de cuidado desde a chegada do paciente idoso com fratura de fêmur na urgência e emergência até a o retorno dele para atenção primária, a fim de reestabelecer a qualidade de vida.

“A queda do idoso que, muitas vezes, acarreta em fratura de fêmur é um dos principais problemas de saúde deste público. Essa situação pode ser, além de limitante, incapacitante. Por isso, percebemos a importância da criação desta linha de cuidados para que o idoso resgate as funções antes desta condição”, explicou a diretora de Enfermagem do HMMDOLC, Luciana Pereira Cardoso.

A premiação CriAção SUS 2023 é uma iniciativa que busca reconhecer ações e projetos de destaque em serviços de atenção primária, especializada, pré-hospitalar e hospitalar desenvolvidos por instituições da rede pública a nível nacional, além de incentivar a implantação de novas tecnologias e soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento e o fortalecimento do SUS.


Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile