Na tarde desta sexta-feira (8), no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo
Municipal, 50 crianças e adolescentes receberam os certificados de participação do convênio Bombeiro Mirim 2023, fruto do termo de cooperação entre a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o 5° Batalhão do Corpo de Bombeiros para promover cidadania, dedicação, altruísmo e civilidade.
Idealizada em 2005, no primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão à frente da gestão municipal, a parceria já formou centenas de Bombeiros Mirins em 12 anos.
O projeto, realizado junto às crianças e aos adolescentes dos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas), contou, na edição 2023, com 50 crianças e adolescentes, de 8 a 15 anos e 11 meses, dos bairros Tocantins e Canaã.
O projeto Bombeiro Mirim contribui muito com a mudança de valores, melhora do relacionamento familiar e no rendimento escolar.
“Nossa gestão sempre tratou com muita estima este projeto, que tem destacada relevância social, pois estamos lidando com o futuro da nossa cidade. Por meio deste projeto, portanto, fomentamos valores como cidadania, altruísmo e civilidade. Os conceitos aprendidos são colocados em prática no dia a dia, tanto na esfera familiar quanto escolar”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Por meio de atividades teóricas e práticas, os participantes aprenderam lições de prevenção a acidentes em várias circunstâncias, como domésticos, incêndios e afogamentos e noções de primeiros socorros.
Já na temática esportiva, houve oficinas de natação e rapel. No projeto, além da alimentação e transporte, as crianças e adolescentes contaram com todo o material necessário utilizados durante as atividades, distribuído na forma de kits individuais e personalizados, composto por mochila, calça/blusa de frio, bermuda, camiseta, maiô ou sunga, boné, cabo solteiro, caneca, protetor solar e produtos de higiene pessoal.