A cidade de Uberlândia foi reconhecida pela eficiência de sua gestão municipal, sendo destacada como a cidade com a melhor administração do Brasil entre aquelas com uma população igual ou superior a 500 mil habitantes. Sob a liderança do prefeito Odelmo Leão, a segunda maior cidade de Minas Gerais recebeu o prestigioso Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 durante a cerimônia realizada em Brasília (DF) na noite da última segunda-feira (11).
Na categoria geral, competindo com outras cidades acima de 500 mil habitantes, Uberlândia sagrou-se vencedora. A cidade já havia conquistado o título de vencedora geral e na categoria “Sustentabilidade” na fase estadual do prêmio, realizada em novembro.
A premiação, promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em colaboração com o Instituto Aquila, tem como objetivo reconhecer cidades que contribuem para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida de seus habitantes. Além disso, busca valorizar práticas exemplares e iniciativas inovadoras na gestão pública municipal.
Na terceira edição da etapa nacional, Uberlândia demonstrou ter as melhores médias do país em todos os pilares, concorrendo com Joinville (SC) e Sorocaba (SP) na categoria com população superior a 500 mil habitantes.
A deputada federal e primeira-dama, Ana Paula Junqueira Leão, representando o prefeito Odelmo Leão e a Prefeitura de Uberlândia, esteve presente na cerimônia de premiação.
Ao receber a notícia do resultado, o prefeito Odelmo Leão destacou: “Esse prêmio reforça as boas práticas de gestão pública do nosso governo. E confirma a força de Uberlândia no desenvolvimento sustentável e a importância dos eficientes serviços públicos prestados aos cidadãos, que geram qualidade de vida à nossa população.”
A avaliação baseia-se no Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma), considerando seis pilares da gestão pública dos 5.570 municípios brasileiros: “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”; “Educação”; “Saúde e Bem-Estar”; “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”; “Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico”; e “Ordem Pública”.
Na etapa estadual do Prêmio, Uberlândia apresentou 10 projetos nos pilares “Sustentabilidade”; “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”; “Saúde e Bem-Estar”; “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”; e “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”. Dentre eles, destacam-se iniciativas como o Prefeitura Digital, Programa Coleta Seletiva, Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública, entre outros.
Em entrevista a Band, Anna Paula comentou sobre os municípios precisarem ter autonomia, veja: