- ANÚNCIO -

Equipe da PRF salva bebê engasgado na BR-050 em Uberaba

Os agentes realizaram a manobra de Heimlich para desobstruir as vias respiratórias da criança. Após conseguirem eles levaram até o Hospital

Matheus Carvalho
Imagem: Reprodução

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) salvou a vida de um bebê de apenas seis meses que estava engasgado. Os agentes estavam fazendo um patrulhamento na BR-050 no KM148, próximo a Uberaba, quando foram abordados pelos pais da criança, moram em uma fazenda próximo do local e buscavam ajuda para socorrer o filho que estava engasgado e se asfixiando.

Os agentes realizaram a manobra de Heimlich para desobstruir as vias respiratórias da criança. Após conseguirem eles encaminharam o casal e o bebê até o Hospital Regional em Uberaba.

A criança foi atendida pela equipe médica do hospital e encontra-se internada sob cuidados médicos devido a presença de líquido nos pulmões.

O que é a manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias respiratórias de uma pessoa engasgada. Desenvolvida pelo médico Henry Heimlich, consiste em aplicar uma série de compressões abdominais para expelir o objeto ou alimento que está bloqueando a passagem de ar.

A manobra é executada posicionando-se por trás da vítima, abraçando-a pela cintura, e aplicando pressão rápida e firme na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o diafragma. Esse movimento cria uma pressão no sistema respiratório, forçando a expulsão do objeto estranho. A manobra de Heimlich é uma habilidade fundamental em situações de emergência e pode salvar vidas ao garantir a rápida restauração da respiração adequada.

Diferentemente da aplicação em adultos, a manobra em bebês é realizada de maneira mais delicada. Para executá-la, o socorrista posiciona o bebê de bruços em seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo, apoiando-a sobre sua mão. Em seguida, o socorrista utiliza a parte inferior de sua mão para dar tapas leves nas costas do bebê, entre as omoplatas, buscando liberar o objeto ou alimento obstrutivo. Caso a manobra nas costas não resolva, o bebê deve ser virado cuidadosamente para ficar de costas sobre o antebraço, mantendo a cabeça mais alta que o corpo, e são realizadas compressões suaves na região inferior do esterno.

A manobra de Heimlich em bebês é essencial para a resposta imediata a situações de engasgo e requer prontidão e conhecimento por parte dos cuidadores para garantir a segurança do lactente.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile