- ANÚNCIO -

40 Famílias ficam sem casa após forte chuva em Uberlândia

Segundo informações da Defesa Civil, as intensas chuvas, registradas entre às 13h30 e 16h30, totalizando cerca de 55,60 mm

Tainá Camila
Imagem: Reprodução

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após forte temporal no último domingo (7), o Bairro Élisson Prieto, antigo assentamento do Glória em Uberlândia, enfrentou sérios transtornos. Segundo informações da Defesa Civil, as intensas chuvas, registradas entre às 13h30 e 16h30, totalizando cerca de 55,60 mm, resultaram em alagamentos que atingiram 40 famílias e levaram à interdição de quatro residências devido a danos estruturais. Os moradores afetados tiveram que buscar abrigo junto a amigos e familiares.

O Élisson Prieto já apresentava problemas de infraestrutura, persistindo desde antes de sua regularização. De acordo com a Defesa Civil, a região do bairro foi a mais impactada pelas chuvas na cidade, com rajadas de vento atingindo 29 km/h.

A situação foi agravada pelo entupimento dos dutos que passam sob a BR-050, responsáveis por captar e escoar a água pluvial que desce do Élisson Prieto e de bairros vizinhos, como São Jorge e Laranjeiras. Durante o temporal, lama e entulho bloquearam os dutos, causando alagamentos nas residências construídas dentro e próximo à Bacia de Amortecimento.

Em resposta, a concessionária Eco050, responsável pela rodovia e pela gestão da água, afirmou que realiza a limpeza rotineira do bueiro no km 79 da BR-050, próximo ao bairro Élisson Prieto. A empresa se comprometeu a realizar uma vistoria no local nesta segunda-feira (8), a fim de avaliar as condições do dispositivo e efetuar a desobstrução e limpeza dos dutos, se necessário. Vale ressaltar que, segundo a concessionária, o dispositivo foi dimensionado para atender às necessidades da rodovia, e a implementação de um sistema de drenagem para atender o bairro é responsabilidade do poder público.

Em nota, a Prefeitura de Uberlândia informou que equipes da Secretaria Municipal de Obras e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) estão realizando a limpeza e melhorias no escoamento da área afetada. A administração municipal destacou os esforços para melhorar a região do Glória (Élisson Prieto), ressaltando que, como fruto de uma ocupação, a localidade ainda não está regularizada. Diversas obras de infraestrutura, como coleta de lixo, implantação de iluminação pública, construção de Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e abastecimento de água, foram realizadas no bairro, conforme mencionado pela Prefeitura.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile