O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, postou em suas redes sociais um vídeo falando a respeito sobre algumas dificuldades que o município vem encontrando com relação as contas públicas. “Há tempos, venho falando dos números negativos das contas públicas e o desrespeito com os municípios”, disse o prefeito.
Veja a fala do prefeito de Uberlândia a respeito sobre as contas públicas:
A reforma tributária poderá encarecer os serviços em geral. Sem cadeia produtiva longa, o setor se beneficiará menos de créditos tributários e será tributado com uma alíquota de IVA dual, estimada em 27,5%, mais alta que os atuais 9,25% do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) cobrado sobre empresas com lucro presumido, situação que engloba a maioria das empresas prestadoras de serviço.
O líder do executivo de Uberlândia criticou ainda a Reforma Tributária, aprovada recentemente. O prefeito disse que as cidades estão perdendo repasses e ficando reféns de decisões que não levam em consideração o próprio município, principal afetado da reforma.
“Com perdas constantes de arrecadação, o envio de recursos está menor que o esperado. E, além disso, aqui em Uberlândia temos sido lesados há muitos anos com a decisão do Estado que retira de Uberlândia o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) gerado por uma das maiores indústrias do planeta, sediada aqui há 45 anos, da base de cálculo do VAF, medida para distribuição do ICMS. É direito de Uberlândia!” Disse Odelmo.
O prefeito finaliza a fala dizendo que as mudanças sensíveis na realidade financeira do país já está trazendo grandes dificuldades.
Está a fim de ficar sabendo de tudo que acontece na sua região? Então acesse agora o canal de WhatsApp do Regionalzão e receba, no seu telefone, todas as notícias relevantes, da sua região, de Minas e do Brasil. Regionalzão, o maior portal de notícias do Triângulo Mineiro!