Surto de superbactéria interdita UTI Neonatal do HC-UFU, que não recebe pacientes há 44 dias

A superbactéria identificada pode causar pneumonia e infecção sanguínea, com graves desdobramentos

Hospital das Clínicas - UFUDivulgação HC UFU

A UTI – Unidade de Terapia Intensiva – Neonatal do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – HC UFU – está interditada desde o dia 1º de dezembro de 2023. Desde então, não recebe novos pacientes, devido à gravidade da situação.

Em ofício enviado à Prefeitura Municipal de Uberlândia em 1º de dezembro, o HC-UFU informa que naquela data foi identificado um surto de colonização por Klebsiella Pneumoníase resistente a carbapenêmicos. Por isso, o setor suspendeu o recebimento de novas internações.

Trata-se de uma superbactéria resistente a antibióticos, que pode causar pneumonia e com grande risco de atingir a corrente sanguínea, com graves desdobramentos.

Com 48 leitos, a UTI Neonatal do HC-UFU é de extrema importância para Uberlândia e região. Com o fechamento do espaço para novas internações, os pacientes estão sendo encaminhados somente para a UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia.

Contudo, a UTI Neonatal do Hospital Municipal conta com 44 leitos, e por absorver toda a demanda, está operando acima da capacidade. Até mesmo os casos pactuados como vaga zero estão sendo encaminhados, desde 1º de dezembro, ao Hospital Municipal de Uberlândia.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está em constante diálogo com o HC-UFU para tomar as providências cabíveis e normalizar a situação. No entanto, ainda não há previsão para reabertura da UTI Neonatal do HC-UFU.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile