O roubo de veículos, infelizmente, é uma modalidade de crime que há anos assombra os motoristas em todo o país. Com forte atuação de quadrilhas especializadas, este tipo de crime é um desafio, tanto para as autoridades quanto para as seguradoras.
No Triângulo Mineiro, a situação não é diferente. Porém, os números comprovam a preferência dos bandidos que atuam na região por modelos de camionetes. Tanto é que os 3 veículos mais roubados no Triângulo são desta categoria. Os dados são da Susep – Superintedência de Seguros Privados. Confira a lista:
1 – FIAT STRADA
A popular camionete de pequeno porte da montadora italiana encabeça a lista. Com média acima de 1 roubo por dia, é a preferida dos bandidos. Por ser um dos carros mais vendidos do país, tem um grande mercado paralelo de peças. Sua versatilidade e capacidade de transportes de cargas e objetos roubados em fazendas da região também explicam os números.
2 – CHEVROLET S-10
O sucesso da camionete da montadora americana ajudam a fomentar o apetite dos bandidos por esse modelo. Um enorme mercado paralelo de peças, aliado à sua versatilidade de uso, são alguns pontos que explicam a cobiça dos criminosos por esse modelo.
3 – TOYOTA HILUX
Um dos projetos comerciais mais bem sucedidos da Toyota em todo o mundo, também é o terror das seguradoras. Com alto valor de revenda, é de conhecimento a atuação de quadrilhas especializadas somente em roubo de Hilux. Inclusive, o jornal O Tempo relatou recentemente um caso acontecido no Aeroporto de Confins, na região Metropolitana de BH. Um cliente deixou sua Hilux estacionada e a administração do aeroporto colocou travas nas rodas, sem consentimento do proprietário. A justificativa foi a atuação da chamada “Gangue da Hilux. O caso você confere aqui.
4 – VOLKSWAGEN GOL
O popular modelo da VW saiu de linha, mas não da lista dos bandidos. Curiosamente, é o modelo mais roubado em todo o território nacional. Mas no Triângulo Mineiro, ele perde a preferência para as camionetes e fica somente no quarto lugar.
5 – HYUNDAI HB-20
Seja hatch ou sedan, o modelo faz sucesso nas vendas e também com os bandidos. Nos últimos anos, o HB-20 ocupou o posto de carro mais vendido do Brasil. Por isso, tem um grande mercado de peças paralelas e brilha aos olhos dos ladrões.