Golpes do IPVA 2024: saiba como identificar e evitar

Caso alguém se torne vítima desse crime, a orientação é buscar imediatamente o Ministério Público ou a delegacia de polícia mais próxima

Imagem: Ilustração

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) emitiu um alerta para evitar que a população seja vítima do golpe do falso pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Neste golpe, criminosos criam sites fraudulentos, simulando serem do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) e da Secretaria da Fazenda, utilizando URLs que contêm palavras como “ipva”, “detran” e “fazenda”.

Esses sites, muitas vezes identificados como “conteúdo patrocinado” nas pesquisas do Google, podem aparecer antes dos sites oficiais. Eles apresentam características similares aos sites autênticos, incluindo campos para preenchimento do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). No entanto, esses golpistas priorizam o pagamento por Pix e boleto bancário, e alguns oferecem guias de pagamento que, ao serem geradas, resultam em mensagens de indisponibilidade.

Para evitar cair nesse e em outros golpes, é essencial:

  • Realizar o pagamento de taxas e tributos apenas nos sites oficiais das instituições correspondentes.
  • Desconfiar de sites patrocinados, bem como daqueles que prometem descontos e vantagens.
  • Utilizar exclusivamente o link oficial para o pagamento do IPVA-MG.
  • Verificar se o beneficiário do pagamento é o Estado de Minas Gerais.

Caso alguém se torne vítima desse crime, a orientação é buscar imediatamente o Ministério Público ou a delegacia de polícia mais próxima, fornecendo cópias dos comprovantes de pagamento e o endereço eletrônico (URL) do site fraudulento.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile