Pela segunda vez em três dias, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou a apreensão de um lote de caixas de sabão em pó, suspeitas de falsificação, em uma rede de supermercados. A apreensão mais recente ocorreu na unidade do Grupo ABC em Patos de Minas, na segunda-feira (22), seguida por outra ocorrência no sábado (20) em unidades da mesma rede em Uberlândia.
Em comunicado, a rede ABC afirmou ser também vítima dos supostos falsificadores, assim como diversas outras redes de supermercados em Minas Gerais e no Brasil. A empresa esclareceu que adquiriu o produto por meio de distribuidor e que aguarda laudos periciais conclusivos sobre os produtos “Sabão em Pó” da marca “OMO”. Afirmou ainda que está tomando medidas legais, recolhendo os lotes identificados e colaborando com as autoridades nas investigações.
Para prevenir que outros consumidores sejam prejudicados pelo conteúdo falsificado, o produto foi retirado de circulação e encaminhado ao Instituto de Criminalística da Polícia Civil, em Belo Horizonte. O Procon continuará as investigações nos próximos dias.
A denúncia que iniciou a fiscalização ocorreu em 14 de dezembro, quando uma consumidora de Uberlândia suspeitou da qualidade do produto adquirido na unidade da rede, alegando que “não espumava” como outros exemplares da mesma marca. A equipe do Procon apreendeu cautelarmente o produto no local da compra, e o laudo de confirmação da falsificação foi recebido em 19 de janeiro, enviado pela empresa responsável pela marca.