Araguari ultrapassa Uberlândia e registra 392 casos suspeitos de dengue

Estado de Minas Gerais vai decretar emergência para combater a dengue após surtos em cidades como a de Araguari

Imagem: Ilustração - EBC

A cidade de Araguari, com cerca de 117.825 habitantes, ultrapassou Uberlândia em número de casos notificados suspeitos de Dengue, apresentando 392 casos, 40 a mais que Uberlândia (352), que possui uma população estimada de 699.097 habitantes.

Além dos casos de dengue, Araguari apresenta ainda 51 de Chikungunya, conforme indicado no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) atualizado em 22 de janeiro. Até o momento, nenhum óbito relacionado à doença foi registrado em 2024 na cidade.

O mesmo relatório revela que Uberlândia possui 10 casos de chikungunya, sem registros de zika vírus até o momento, enquanto Uberaba registra 240 casos de dengue e nenhum caso suspeito de chikungunya.

No âmbito estadual, Minas Gerais contabiliza 11.490 casos confirmados de dengue, com um óbito confirmado e 14 em investigação. Quanto à chikungunya, há 3.067 notificações confirmadas e um óbito. Quanto ao zika vírus, dois casos prováveis foram registrados, sem ocorrência de mortes.

Em uma coletiva realizada nesta terça-feira (23/1), o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, anunciou a intenção de decretar estado de emergência de saúde devido às arboviroses a partir desta semana. Até o momento, foi confirmada uma morte por dengue e outra por chikungunya em Monte Belo e Sete Lagoas, respectivamente.

Além disso, a SES-MG informou que, até 22 de janeiro, foram confirmados 11.490 casos de dengue, com 33.316 casos suspeitos e 14 óbitos em investigação devido à doença. No caso da chikungunya, foram registradas 3.067 confirmações, 4.353 casos prováveis e duas suspeitas de óbito. Também foram identificados dois casos prováveis de zika.

Fábio Baccheretti explicou que, embora o fenômeno não estivesse previsto para 2023 e 2024, seguindo um padrão trianual desde 2010, as condições climáticas excepcionais relacionadas ao El Niño no final do ano passado podem ter alterado o cenário. Portanto, a SES-MG está implementando ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti no estado.

Está a fim de ficar sabendo de tudo que acontece na sua região? Então acesse agora o canal de WhatsApp do Regionalzão e receba, no seu telefone, todas as notícias relevantes, da sua região, de Minas e do Brasil. Regionalzão, o maior portal de notícias do Triângulo Mineiro!

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile