- ANÚNCIO -

Surto de Dengue em Uberlândia: Cidade registra mais de 200 casos prováveis da doença em uma semana

Estado de Minas Gerais vai decretar emergência para combater a dengue após surtos em cidades como a de Uberlândia

Matheus Carvalho
Imagem: Ilustração - EBC

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A cidade de Uberlândia registrou um surto de dengue após registrar, na última semana, 219 novos casos suspeitos de dengue, elevando o total de notificações positivas para 352 desde o início do ano, conforme indicado no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) atualizado em 22 de janeiro.

Até o momento, mesmo com o surto de dengue em Uberlândia, nenhum óbito relacionado à doença foi registrado em 2024 na cidade.

O mesmo relatório revela que Uberlândia possui 10 casos de chikungunya, sem registros de zika vírus até o momento. Por outro lado, Araguari apresenta 392 casos de dengue e 51 de chikungunya, enquanto Uberaba registra 240 casos de dengue e nenhum caso suspeito de chikungunya.

No âmbito estadual, Minas Gerais contabiliza 11.490 casos confirmados de dengue, com um óbito confirmado e 14 em investigação. Quanto à chikungunya, há 3.067 notificações confirmadas e um óbito. Quanto ao zika vírus, dois casos prováveis foram registrados, sem ocorrência de mortes.

Em uma coletiva realizada nesta terça-feira (23/1), o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, anunciou a intenção de decretar estado de emergência de saúde devido às arboviroses a partir desta semana. Até o momento, foi confirmada uma morte por dengue e outra por chikungunya em Monte Belo e Sete Lagoas, respectivamente.

Além disso, a SES-MG informou que, até 22 de janeiro, foram confirmados 11.490 casos de dengue, com 33.316 casos suspeitos e 14 óbitos em investigação devido à doença. No caso da chikungunya, foram registradas 3.067 confirmações, 4.353 casos prováveis e duas suspeitas de óbito. Também foram identificados dois casos prováveis de zika.

Fábio Baccheretti explicou que, embora o fenômeno não estivesse previsto para 2023 e 2024, seguindo um padrão trianual desde 2010, as condições climáticas excepcionais relacionadas ao El Niño no final do ano passado podem ter alterado o cenário. Portanto, a SES-MG está implementando ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti no estado.

Está a fim de ficar sabendo de tudo que acontece na sua região? Então acesse agora o canal de WhatsApp do Regionalzão e receba, no seu telefone, todas as notícias relevantes, da sua região, de Minas e do Brasil. Regionalzão, o maior portal de notícias do Triângulo Mineiro!

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile