Neste sábado (27), o governador Romeu Zema, do partido Novo, decretou estado de emergência em saúde pública em Minas Gerais, devido à crescente incidência de casos de dengue e chikungunya no estado. A medida foi oficializada por meio do Diário Oficial do governo estadual.
Segundo o decreto, ficam autorizadas todas as ações administrativas e assistenciais necessárias para conter o avanço dessas doenças, incluindo a aquisição de insumos e materiais para enfrentar a situação de emergência. O decreto, que já está em vigor, tem validade de 180 dias.
Dados do painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, atualizados até sexta-feira (26), revelam um alarmante aumento nos casos de dengue, totalizando 21.573 registros neste ano. Isso representa um aumento de 87,75% em relação ao último boletim divulgado na segunda-feira (22). Até o momento, uma morte foi confirmada e 34 óbitos estão sob investigação.
Quanto à chikungunya, o estado registra um total de 5.867 casos, com uma morte confirmada pela doença.
O governo estadual reforça a importância da mobilização e adoção de medidas urgentes para enfrentar essa situação, visando proteger a saúde da população e controlar a propagação dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Está a fim de ficar sabendo de tudo que acontece na sua região? Então acesse agora o canal de WhatsApp do Regionalzão e receba, no seu telefone, todas as notícias relevantes, da sua região, de Minas e do Brasil. Regionalzão, o maior portal de notícias do Triângulo Mineiro!