A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou que o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) tomou a decisão unilateral e arbitrária de interromper os serviços de exames de colonoscopia e reduzir pela metade os de endoscopia, que haviam sido previamente pactuados com a prefeitura. O bloqueio dos serviços foi comunicado à regulação municipal por meio de um ofício enviado pelo Setor de Contratualização e Regulação (STCOR/HC-UFU) no final de janeiro, justificado pela falta de insumos.
A SMS destacou que está em constante diálogo com a instituição para resolver a situação, porém, notificará a unidade, que é gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), devido ao descumprimento do Convênio nº 001138/2022, assinado entre as partes no final do ano passado. Mesmo com os repasses regulares feitos pelo município, não foi informado o motivo pelo qual o HC-UFU não consegue garantir os materiais e equipamentos necessários para a realização dos exames contratados.
A interrupção e redução dos serviços impactam diretamente na oferta de inúmeros exames de colonoscopia e endoscopia à população. A SMS ressaltou que possui parcerias com clínicas para continuar realizando os procedimentos, porém, a decisão do HC-UFU poderá afetar o cronograma do programa Alô Saúde e, consequentemente, a fila de espera, que está sendo gerenciada conforme o planejamento estabelecido.
Está a fim de ficar sabendo de tudo que acontece na sua região? Então acesse agora o canal de WhatsApp do Regionalzão e receba, no seu telefone, todas as notícias relevantes, da sua região, de Minas e do Brasil. Regionalzão, o maior portal de notícias do Triângulo Mineiro!