- ANÚNCIO -

Prefeitura de Uberlândia é reconhecida pela Caixa como a 1ª entre grandes cidades do país a obter Selo Safira de Gestão Sustentável

A análise considera 20 indicadores divididos entre "Ambiental", "Social", "Governança" e "Climático" e tem como referência fontes públicas

Matheus Carvalho
Imagem: Vista aérea de Uberlândia - Foto: @jfimagens_drone

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão recebeu, na tarde desta quinta-feira (8), o Selo Caixa de Gestão Sustentável na categoria Safira, concedido pela Caixa Econômica Federal em reconhecimento à gestão municipal por adotar as melhores práticas em governança e sustentabilidade, demonstrando eficiência na aplicação de recursos financeiros e ambientais. A Prefeitura de Uberlândia é a 1ª, entre os executivos municipais de cidades brasileiras com mais de 700 mil habitantes avaliados até o momento, a conquistar a classificação, obtendo nota máxima em 13 dos 20 indicadores avaliados.

O encontro contou com a presença de diversas autoridades e representantes da Caixa, como o superintendente o superintendente nacional Emerson Leal Rocha, o superintendente executivo de Governo Triângulo Mineiro, Gilmar Passos, o superintendente de Rede Triângulo Mineiro, Clayton Carneiro, e o gerente de Governo Uberlândia, Cristiano Krueger, entre outros.

“A modernização da iluminação pública com tecnologia menos poluente, os investimentos na ampliação do abastecimento de água, os estudos sobre o uso do pó de basalto como remineralizador de solo e a criação do centro tecnológico para transformar em biocarão o lodo que seria descartado após o tratamento de esgoto são alguns exemplos do que temos feito em Uberlândia para que o nosso povo tenha uma cidade mais eficiente e melhor para se viver. Eu não estou falando de um projeto para daqui 10, 20, 30 anos. Isso é o presente, que, logicamente, terá impactos no futuro. Agradeço à Caixa Econômica por olhar essa questão e nos conceder esse selo”, disse o prefeito Odelmo Leão.

O Selo Caixa de Gestão Sustentável foi criado em 2023 pela Caixa Econômica Federal e é dividido em quatro categorias de classificação (Cristal, para nota mínima de 60 pontos; Topázio, nota mínima de 70 pontos; Safira, nota mínima de 80 pontos; Diamante, nota mínima de 100 pontos).

A análise, que é feita junto a município inscritos junto ao selo, considera 20 indicadores divididos entre “Ambiental”, “Social”, “Governança” e “Climático” e tem como referência fontes públicas, de sistemas governamentais e indicadores autodeclaratórios. Até esta quinta, apenas outras 78 prefeituras entraram no ranking analisado, mas todas com menos de 700 mil moradores.

Com 91 pontos, a Prefeitura de Uberlândia foi classificada na categoria Safira, destacando-se, principalmente, com nota máxima, nos indicadores “Acesso à água potável”, “Acesso à Coleta de esgoto”, “Indice de tratamento de esgoto”, “Coleta Seletiva”, “Saneamento Básico”, “Eficiência Energética”, “Plano Municipal de Habitação”, “Capacidade de Pagamento”, “Atendimento à lei de Responsabilidade Fiscal – Despesas com Pessoal”, “Regularidade das Contas Públicas”, “Certificação em Governança”, “Adoção do BIM (Building Information Modeling)” e “Pegada de Carbono”.

Com a classificação Safira do Selo Caixa de Gestão Sustentável, Uberlândia também passa a ter acesso a condições melhores de financiamento de recursos, na qual se inclui a recém lançada linha de crédito Finisa Verde, focada em projetos de eficiência energética, utilização de fontes de energia limpa ou renováveis e no reaproveitamento e redução do consumo de água.

Está a fim de ficar sabendo de tudo que acontece na sua região? Então acesse agora o canal de WhatsApp do Regionalzão e receba, no seu telefone, todas as notícias relevantes, da sua região, de Minas e do Brasil. Regionalzão, o maior portal de notícias do Triângulo Mineiro!

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile