Dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e marcaram a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal, que possui cinco presídios de segurança máxima. Os fugitivos são Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 34 anos, conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Ambos são do Acre e estavam na penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023.
Os dois homens têm ligações com o Comando Vermelho, facção liderada por Fernandinho Beira-Mar, também preso na mesma unidade. Eles foram transferidos para Mossoró após se envolverem em uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, onde cinco detentos foram mortos, três deles decapitados.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte confirmou que recebeu solicitação de apoio para recaptura dos fugitivos e está prestando auxílio. A Polícia Federal foi acionada para atuar na operação de recaptura e investigar as circunstâncias da fuga. O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), anunciou que irá até Mossoró para acompanhar a situação.
Até o momento, a Senappen não confirmou oficialmente a fuga nem forneceu detalhes adicionais sobre o caso. O Sistema Penitenciário Federal (SPF), criado para combater o crime organizado e isolar presos de alta periculosidade, nunca havia registrado fuga, rebelião ou entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias, de acordo com informações do site da Senappen.
Além de Mossoró, o sistema federal possui presídios em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF), todos destinados a presos de alta periculosidade.
Está a fim de ficar sabendo de tudo que acontece na sua região? Então acesse agora o canal de WhatsApp do Regionalzão e receba, no seu telefone, todas as notícias relevantes, da sua região, de Minas e do Brasil. Regionalzão, o maior portal de notícias do Triângulo Mineiro!