- ANÚNCIO -

Alexandre de Moraes dá prazo de cinco dias para Zema se explicar sobre desobrigação de vacinação em crianças

O ministro Alexandre de Moraes determinou, nesta quinta-feira (15/2), que Zema forneça explicações dentro de um prazo de cinco dias

Matheus Carvalho
Imagem: Reprodução/Regionalzão

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O governador Romeu Zema, do Novo, está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após suas declarações sobre a obrigatoriedade da vacinação de crianças para matrícula na rede pública de ensino de Minas Gerais. O ministro Alexandre de Moraes determinou, nesta quinta-feira (15/2), que Zema forneça explicações dentro de um prazo de cinco dias.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ao lado do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e do senador Cleitinho (Republicanos-MG), Zema afirmou que não exigiria o cartão de vacina dos estudantes. Veja o vídeo:

A medida de Moraes atende a uma solicitação da deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG), da deputada estadual Bella Gonçalves (Psol-MG) e das vereadoras Iza Lourença (Psol-MG) e Cida Falabella (Psol-MG), que pleiteiam a remoção do vídeo das plataformas online.

O questionamento de Moraes visa esclarecer se a declaração de Zema viola a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 754, que determina a imunização de menores de 18 anos contra a COVID-19, conforme estabelecido pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Apesar da fala, o governador ainda não tomou medidas formais para suspender a exigência de comprovante de vacinação para crianças e adolescentes nas escolas públicas.

Em resposta às críticas e à repercussão negativa, Zema argumentou, em entrevista à CNN, que as crianças deveriam estudar ciências para tomar uma decisão informada sobre a vacinação.

O Ministério Público de Minas Gerais também está investigando uma denúncia feita pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) após as declarações do governador.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile