A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (1ª DRPC) em Uberlândia, participou na noite de segunda-feira (19) de uma operação conjunta com o Procon, ANTT e Receita Federal para combater o transporte irregular de passageiros e mercadorias.
A ação, que durou até a manhã de terça-feira (20), foi realizada pela Delegacia de Combate aos Crimes contra o Consumidor, com o delegado Marcelo Gonçalves e os investigadores Humberto Silva, Fernando Fonseca e Fábio Precioso.
Durante a operação, os órgãos fiscalizadores abordaram nove ônibus de diversas empresas que estavam retornando da cidade de São Paulo.
Em quatro deles, foram encontradas mercadorias irregulares, o que motivou a apreensão para verificação pela Receita Federal. A ANTT apreendeu cinco ônibus que estavam realizando transporte irregular de passageiros.
A Polícia Civil auxiliou na abordagem e fiscalização dos ônibus suspeitos, enquanto o Procon garantiu os direitos dos consumidores.
Os ônibus foram abordados na BR-050 e os passageiros encaminhados posteriormente para a rodoviária de Uberlândia, de onde seguiram viagem para seus destinos.
Os veículos apreendidos pela Receita Federal foram destinados ao pátio da delegacia de Polícia Civil, aguardando posterior encaminhamento, e os apreendidos pela ANTT foram encaminhados diretamente para o pátio do órgão.
Durante a fiscalização realizada pela Polícia Civil, nenhum ilícito penal foi detectado, e não houve prisões.