“Persona non grata” é uma expressão em latim que significa “pessoa não bem-vinda” ou “indesejável”. É uma medida diplomática em que um país declara um indivíduo como não sendo mais bem-vindo em seu território, geralmente devido a ações consideradas prejudiciais às relações diplomáticas, à segurança nacional ou à ordem pública.
No caso de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, ele foi declarado persona non grata em Israel após ter criticado duramente as políticas do governo israelense em relação ao conflito com os palestinos.
Suas declarações foram consideradas ofensivas por Israel e prejudiciais às relações entre os dois países, levando o país a adotar essa medida.
Quando alguém é declarado persona non grata, essa decisão geralmente implica na proibição da entrada da pessoa no país que a declarou, podendo também envolver a retirada de qualquer status ou privilégio que a pessoa possa ter.
É uma forma de expressar a insatisfação e rejeição de um país em relação às ações ou declarações de um indivíduo.
Está a fim de ficar sabendo de tudo que acontece na sua região? Então acesse agora o canal de WhatsApp do Regionalzão e receba, no seu telefone, todas as notícias relevantes, da sua região, de Minas e do Brasil. Regionalzão, o maior portal de notícias do Triângulo Mineiro!