- ANÚNCIO -

Quadrilha usava nome de Janones e outros políticos para aplicar golpes na internet 

Operação foi deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal para combater os crimes

Redação Pontal

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nesta terça-feira (27), a Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, em colaboração com as Polícias Civis do Piauí e Maranhão – PCPI e PCMA, deflagrou a Operação Alto Escalão 2, visando desarticular uma organização criminosa atuante em todo o país, especializada em fraudes eletrônicas.

O alvo da operação foram oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Timon/MA e Teresina/PI, com o objetivo de identificar os membros do grupo criminoso. 

A investigação revelou que a associação criminosa se passava por personalidades políticas, notadamente senadores, utilizando perfis falsos de Whatsapp com suas imagens e nomes.

Na lista de perfis que foram usados indevidamente, estão parlamentares como o deputado federal André Janones (Avante-MG) e os senadores Humberto Costa (PT-PE), Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Esperidião Amin (PP-SC).

Os criminosos entravam em contato com as vítimas, informando sobre uma doação disponível e solicitando um depósito em dinheiro ao motorista do caminhão que supostamente entregaria os produtos na região da vítima.

Iniciada em junho de 2023, após senadores vítimas denunciarem os crimes, a investigação revelou que os autores também utilizavam perfis falsos de outras autoridades, muitas vezes com vários números telefônicos cadastrados em nome do mesmo parlamentar.

Os suspeitos, um homem de 26 anos e quatro mulheres com idades entre 22 e 43 anos, são apontados como os responsáveis por contatar as vítimas e se passar pelos políticos.

Eles enfrentarão acusações de Associação Criminosa, Falsa Identidade e Estelionato, com penas que podem chegar a nove anos de reclusão.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile